Ir para o topo
© 2020, Touch digital . 🇨🇭 Français

A importância da identidade visual


TOUCH - 19/06/2019 - 0 commentário

A marca da sua empresa

Uma marca serve para identificar, diferenciar e posicionar.  Uma identidade forte e reconhecível pode ajudar a sua empresa a ter mais sucesso, é por isso que criar uma identidade visual eficaz é muito importante. Existem muitas coisas necessárias para criar e manter uma empresa em funcionamento: capital, fluxo de clientes, uma estratégia e uma abordagem inovadora. Se tivermos isso em conta o valor da marca pode representar mais de 30% do valor da sua empresa por isso é muito importante não negligenciar este ativo e posicionar a sua marca.

O que é uma identidade de visual?

Uma identidade de visual, basicamente aplica os valores da sua marca a todos os elementos visuais que serão usados para promover sua empresa. Isso significa que uma identidade visual é muito mais do que apenas uma imagem bonita e consiste num conjunto de itens como o significado, símbolo, tipografia, família cromática e o modo como se relacionam quando são aplicados nos materiais de comunicação (cartões de visita, flyers, website, aplicações etc.), além de muitos outros elementos presentes no ambiente da empresa. A  isto chamamos o ADN, que para funcionar precisamos de ter em conta 3 elementos fundamentais.

A semântica

Onde encontramos a promessa (ideia), a filosofia e a personalidade que comunicam a partir de signos da empresa ou produto.

A Sintática

Onde encontramos a ligação de todos os elementos que compõem a sua família de forma coerente.

A Pragmática

Onde as marcas são reproduzidas à escala em suporte de comunicação visual sem perder a sua qualidade e definição seja em formatos físicos ou digitais.

Marca - ADN_identidade visual - infografia

O seu desenvolvimento

Criar uma identidade gráfica coesa e profissional é fundamental para qualquer estratégia de branding. A criação de uma marca requer muita cultura visual, estudo, pesquisa e atenção aos detalhes de forma a desenvolver um sistema gráfico capaz de agregar com sucesso os objetivos de um negócio e a transmitir uma mensagem apropriada.

Como criar uma identidade visual de qualidade?

A Marca é a representação visual dos valores e da “personalidade” da sua empresa. Deve ser projetada para comunicar a mensagem e os valores da mesma e promover os objetivos do seu negócio.
Encontre um profissional e fale do seu projeto, onde se vai posicionar, mostre elementos que permitam uma boa interpretação da ideia. Isso permite criar uma mensagem consistente em todas as plataformas de comunicação e será mais fácil ser reconhecido pelo seu target e seguidores da sua marca.

Uma marca profissional e criativa pode ajudá-lo a destacar a sua marca, fidelizar, alcançar novos potenciais clientes e conquistar cota de mercado.

Great design is serious, not solemn!

A designer da identidade visual do Citibank, de livros e capas de álbuns míticas, faz uma reflexão sobre design e aponta o momento em que ela se começou a divertir ao mesmo tempo que desenvolveu um carreira lendária

Paula Scher

Artigos relacionados