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Como escrever para a Internet?


Márcia Nascimento - 14/10/2020 - 23 commentário

7 dicas para escrever para a internet.

Por norma ao visitar um website o utilizador vai à procura de informação, de produtos ou serviços.  Muitas das vezes influenciados pela imagem tomam decisões rápidas, sem ler minuciosamente o texto. Então, qual a melhor maneira de os convencer a intervir se eles não leem o nosso texto?

É um erro comum pensar que o todos os utilizadores gostam de ler poesia ou estão a ler um livro quando estamos a escrever para a internet. O estado de espirito, assim como, o seu objetivo não são os mesmos. São dois tipos de escrita distintos.

Como escrever para a internet?

1. Coloque as informações mais importantes em primeiro lugar

Escrever para a web é completamente diferente de escrever para um estudo ou um artigo em papel.

Num estudo pode aparecer algo como:

  1. Apresentação do tema;
  2. Visão geral da literatura relacionada com o tema;
  3.  Apresentação de argumentos, contra-argumentos;
  4. E por fim, a conclusão.

Num website, deve ser feito o oposto: os pontos mais importantes vêm sempre em primeiro lugar. Esta é a melhor maneira de fazer fishing de um utilizador.
O utilizador web por norma não tem muito tempo, nem disponibilidade para ler. Por isso é necessário colocar a informação relevante no topo do texto de maneira a chamar a sua atenção. Se essa informação for ao encontro da sua pesquisa a probabilidade de sucesso e a sua continuidade é superior.

A esta forma de escrita os jornalistas chamam de pirâmide invertida.

E o que é a pirâmide invertida?
Num artigo de jornal por exemplo, as informações mais interessantes vêm antes dos detalhes e das informações gerais.
Quando lemos o primeiro parágrafo de um artigo de jornal conseguimos entender o quadro geral.
Num website é exatamente o mesmo. Os nossos potenciais clientes querem ver primeiro o quadro geral, ou seja:

  • O que fazemos?
  • Ou o que lhes podemos oferecer?

2. Não tente ser muito intelectual ou muito original

Para escrever conteúdo para a web mais atraente, use e abuse de frases. As páginas de internet devem ser óbvias e explícitas.
Uma redação muito elaborada exige reflexão o que não joga a seu favor, lembre-se que o utilizador está em missão e procura algo. Portanto, mantenha os seus artigos o mais claros possível.

Tenha sempre este conselho em mente: “escreva como se estivesse a falar para uma criança de 12 anos”.

3. Escreva conteúdo atraente: escreva para scanners

Quantas pessoas leem uma página da web? Quase ninguém!

Segundo várias estatísticas, 16% das pessoas leem o conteúdo palavra por palavra, sendo que 84% apenas visualiza o conteúdo como se de um scanner se trata-se. Sendo assim, como devemos escrever para scanners?

Devemos ter em conta as seguintes perguntas:

  • O título do nosso artigo resume o assunto que vamos abordar?
  • O artigo contém apenas informações importantes?
escrita para a internet

4. Use palavras familiares

A maioria das pessoas pesquisa “voos baratos para a Suíça”.
Conclusão: Às vezes tentamos parecer científicos ou dotados de conhecimentos extraordinários, mas o utilizador web não se importa com isso. Ele procura palavras familiares (= palavras-chave), que anunciam o objetivo e o caminho que pretendem percorrer.

É aqui que entra o SEO.
Para escrever artigos otimizados para os motores de busca é importante:

  • Responder às perguntas dos seus potenciais clientes;
  • Falar apenas sobre um tema em cada página;
  • Incluir links internos e externos para páginas relevantes;
  • Usar frases e palavras que os seus potenciais clientes estão à procura;
  • Mas acima de tudo: Ser útil.

5. Escreva para preguiçosos

Por outras palavras, torne seu texto fácil de ler:

  • Use parágrafos curtos (quatro frases no máximo);
  • Use frases curtas;
  • Salte palavras desnecessárias;
  • Evite repetições desnecessárias;
  • Fale diretamente com seus leitores;
  • Escreva textos curtos.

Livre-se de metade das palavras e, em seguida, livre-se da metade do que sobrou. Essa pode ser uma meta muito exigente, mas ao menos tente. Desafie-se e torne o seu texto o mais curto possível.

6. Converse com os seus clientes

Escrever para a internet e chamar a atenção do utilizador, precisa de conversar com os seus leitores. Explique porque é que o seu produto ou serviço os torna mais felizes, ricos ou mais produtivos.
Uma escrita persuasiva conecta-se aos desejos dos seus clientes, por exemplo: Como sentir-se seguro, economizar tempo, cortar nos custos, expandir os seus negócios ou sentir-se mais feliz e saudável.

7. Cause boa impressão visual

O lado visual do seu artigo tem impacto na legibilidade de seu texto, veja como o tornar visualmente atrativo.

  • Substitua o texto por fotografias ou vídeos;
  • Escreva com uma fonte legível;
  • Concentre-se nas citações dos seus clientes (ou especialistas) para adicionar credibilidade;
  • Jogue com destaques, texto em negrito, letras MAIÚSCULAS ou itálico;
  • Divida um título longo por um título com subtítulo;
  • Altere os parágrafos para listas.

Mais importante ainda: Organizar.

Não tenha medo dos espaços negativos, reduza o ruído visual e adicione espaços em branco. Isso permite que o seu artigo seja mais fácil de ler e aumenta a percepção de confiança. Gostava de dizer que é fácil escrever um conteúdo para a internet que seja atraente, mas na verdade requer prática.

Não pense nos utilizadores web como académicos que gostam de ler textos difíceis e complicados. Em vez disso, torne o seu texto o mais simples possível.

Da mesma forma, seja claro no seu posicionamento. Saiba quem é e o que está a fazer. Se o seu posicionamento for claro, é mais fácil de se destacar e criar um conteúdo lhe agrade.

Este é o segredo: Seja claro! Seja específico! Seja ousado!

“O que a maioria das pessoas faz é examinar uma página com um olhar rápido, scannear parte do texto e clicar no primeiro link que lhe despertar a atenção."

Steve Krug

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