7 dicas para escrever para a internet.
Por norma ao visitar um website o utilizador vai à procura de informação, de produtos ou serviços. Muitas das vezes influenciados pela imagem tomam decisões rápidas, sem ler minuciosamente o texto. Então, qual a melhor maneira de os convencer a intervir se eles não leem o nosso texto?
É um erro comum pensar que o todos os utilizadores gostam de ler poesia ou estão a ler um livro quando estamos a escrever para a internet. O estado de espirito, assim como, o seu objetivo não são os mesmos. São dois tipos de escrita distintos.

1. Coloque as informações mais importantes em primeiro lugar
Escrever para a web é completamente diferente de escrever para um estudo ou um artigo em papel.
Num estudo pode aparecer algo como:
- Apresentação do tema;
- Visão geral da literatura relacionada com o tema;
- Apresentação de argumentos, contra-argumentos;
- E por fim, a conclusão.
Num website, deve ser feito o oposto: os pontos mais importantes vêm sempre em primeiro lugar. Esta é a melhor maneira de fazer fishing de um utilizador.
O utilizador web por norma não tem muito tempo, nem disponibilidade para ler. Por isso é necessário colocar a informação relevante no topo do texto de maneira a chamar a sua atenção. Se essa informação for ao encontro da sua pesquisa a probabilidade de sucesso e a sua continuidade é superior.
A esta forma de escrita os jornalistas chamam de pirâmide invertida.
E o que é a pirâmide invertida?
Num artigo de jornal por exemplo, as informações mais interessantes vêm antes dos detalhes e das informações gerais.
Quando lemos o primeiro parágrafo de um artigo de jornal conseguimos entender o quadro geral.
Num website é exatamente o mesmo. Os nossos potenciais clientes querem ver primeiro o quadro geral, ou seja:
- O que fazemos?
- Ou o que lhes podemos oferecer?
2. Não tente ser muito intelectual ou muito original
Para escrever conteúdo para a web mais atraente, use e abuse de frases. As páginas de internet devem ser óbvias e explícitas.
Uma redação muito elaborada exige reflexão o que não joga a seu favor, lembre-se que o utilizador está em missão e procura algo. Portanto, mantenha os seus artigos o mais claros possível.
Tenha sempre este conselho em mente: “escreva como se estivesse a falar para uma criança de 12 anos”.
3. Escreva conteúdo atraente: escreva para scanners
Quantas pessoas leem uma página da web? Quase ninguém!
Segundo várias estatísticas, 16% das pessoas leem o conteúdo palavra por palavra, sendo que 84% apenas visualiza o conteúdo como se de um scanner se trata-se. Sendo assim, como devemos escrever para scanners?
Devemos ter em conta as seguintes perguntas:
- O título do nosso artigo resume o assunto que vamos abordar?
- O artigo contém apenas informações importantes?

4. Use palavras familiares
A maioria das pessoas pesquisa “voos baratos para a Suíça”.
Conclusão: Às vezes tentamos parecer científicos ou dotados de conhecimentos extraordinários, mas o utilizador web não se importa com isso. Ele procura palavras familiares (= palavras-chave), que anunciam o objetivo e o caminho que pretendem percorrer.
É aqui que entra o SEO.
Para escrever artigos otimizados para os motores de busca é importante:
- Responder às perguntas dos seus potenciais clientes;
- Falar apenas sobre um tema em cada página;
- Incluir links internos e externos para páginas relevantes;
- Usar frases e palavras que os seus potenciais clientes estão à procura;
- Mas acima de tudo: Ser útil.
5. Escreva para preguiçosos
Por outras palavras, torne seu texto fácil de ler:
- Use parágrafos curtos (quatro frases no máximo);
- Use frases curtas;
- Salte palavras desnecessárias;
- Evite repetições desnecessárias;
- Fale diretamente com seus leitores;
- Escreva textos curtos.
Livre-se de metade das palavras e, em seguida, livre-se da metade do que sobrou. Essa pode ser uma meta muito exigente, mas ao menos tente. Desafie-se e torne o seu texto o mais curto possível.
6. Converse com os seus clientes
Escrever para a internet e chamar a atenção do utilizador, precisa de conversar com os seus leitores. Explique porque é que o seu produto ou serviço os torna mais felizes, ricos ou mais produtivos.
Uma escrita persuasiva conecta-se aos desejos dos seus clientes, por exemplo: Como sentir-se seguro, economizar tempo, cortar nos custos, expandir os seus negócios ou sentir-se mais feliz e saudável.
7. Cause boa impressão visual
O lado visual do seu artigo tem impacto na legibilidade de seu texto, veja como o tornar visualmente atrativo.
- Substitua o texto por fotografias ou vídeos;
- Escreva com uma fonte legível;
- Concentre-se nas citações dos seus clientes (ou especialistas) para adicionar credibilidade;
- Jogue com destaques, texto em negrito, letras MAIÚSCULAS ou itálico;
- Divida um título longo por um título com subtítulo;
- Altere os parágrafos para listas.
Mais importante ainda: Organizar.
Não tenha medo dos espaços negativos, reduza o ruído visual e adicione espaços em branco. Isso permite que o seu artigo seja mais fácil de ler e aumenta a percepção de confiança. Gostava de dizer que é fácil escrever um conteúdo para a internet que seja atraente, mas na verdade requer prática.
Não pense nos utilizadores web como académicos que gostam de ler textos difíceis e complicados. Em vez disso, torne o seu texto o mais simples possível.
Da mesma forma, seja claro no seu posicionamento. Saiba quem é e o que está a fazer. Se o seu posicionamento for claro, é mais fácil de se destacar e criar um conteúdo lhe agrade.
Este é o segredo: Seja claro! Seja específico! Seja ousado!
“O que a maioria das pessoas faz é examinar uma página com um olhar rápido, scannear parte do texto e clicar no primeiro link que lhe despertar a atenção."
Steve Krug